[…] os olhos do SENHOR vosso Deus estão sobre [a terra] continuamente, desde o princípio até ao fim do ano. (Deuteronômio 11:12)
Deuteronômio 11:7-12.
O Lugar Sem Retorno
Ray Stedman há muito tempo pastor na Califórnia, disse um dia à sua congregação: “Na véspera de Ano Novo, mais do que em qualquer outra ocasião em nossas vidas, percebemos que não podemos voltar no tempo… Podemos olhar para trás e relembrar, mas não podemos voltar a viver um único momento sequer do ano que passou”.
O pastor Stedman, então, referiu-se à ocasião em os israelitas estavam às margens de uma nova oportunidade. Após quatro décadas vagueando pelo deserto, essa nova geração deve ter-se perguntado se eles tinham fé e resistência para possuir a Terra Prometida.
Seu líder, Moisés, lembrou-lhes de que eles tinham visto “todas as grandes obras que fez o SENHOR” (Deuteronômio 11:7) e que seu destino era “a terra de que cuida o SENHOR vosso Deus: os olhos do SENHOR vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano” (Deuteronômio 11:12).
Na véspera de Ano Novo pode ser que temamos o futuro por causa de acontecimentos do passado, mas não precisamos ficar atados às nossas memórias, porque podemos prosseguir em frente concentrados em Deus. Do mesmo modo como o Senhor cuidou da terra e do Seu povo, assim também Seus olhos estarão sobre nós.
O contínuo cuidado de Deus se estenderá a cada dia do novo ano. Podemos contar com essa promessa.
O nosso futuro é determinado pelo Pai da eternidade.