quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A Importância da Teologia

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos. (2 Coríntios 6:14)

1 Reis 11:4-13.

A Importância da Teologia

Quando procuram por carros novos, os potenciais compradores buscam além do estilo exterior. Verificam o interior do carro para se certificarem que roda de forma eficiente e macia.

Na hora de escolher um cônjuge, alguns não cuidam tanto assim. Descobrem tarde demais que aquele corpo lindo e perfeito esconde um problema na alma. Homens e mulheres, ambos cometem tal erro, mas a autora Carolyn Custis James estava preocupada, especificamente com os homens, ao escrever: “O interesse da mulher por teologia deveria ser o primeiro detalhe a ser observado pelos rapazes. A teologia [dela] é repentinamente interessante quando ele enfrenta alguma crise, e, ela é a única pessoa por perto para lhe oferecer encorajamento”.

Salomão deveria saber disto, pois, ele era o homem mais sábio que jamais viveu (1 Reis 3:12; 4:29-34). Mas Salomão seguiu seus próprios desejos ao invés do comando de Deus, e, se casou com uma mulher que não tinha aliança com Deus (1 Reis 11:1-2). Os resultados foram desastrosos. A esposa de Salomão influenciou o coração do marido para outros deuses (1 Reis 11:3-4) e Deus se irou com ele (1 Reis 11:9) como consequência o reino de Israel se dividiu e foi derrotado (1 Reis 11:11-13).

A boa teologia é importante para todos. E é difícil tomar boas decisões se nossa aliança é com alguém que não conhece e não ama a Deus.



Crenças incorretas a respeito de Deus motivam escolhas pessoais incorretas.


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Recompensas Reais


Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mateus 5:3)

Mateus 5:3-12.

Recompensas Reais

Uma vez eu entendi as Bem-Aventuranças como dádivas que Jesus lançou aos desafortunados: “Já que vocês não são ricos, não têm saúde e vive chorando, eu entrego a vocês algumas belas frases para se sentirem melhor”.

Diferente dos reis medievais, que jogavam moedas para o povo, Jesus tinha a vantagem de entregar verdadeiras recompensas para Seu público. Ele que veio do céu, sabia que os despojos do reino do céu poderiam facilmente contrabalancear com qualquer mistério que pudéssemos nos deparar aqui na terra.

Entre muitos cristãos, a ênfase das recompensas futuras não são enfatizadas. Meu antigo pastor costumava observar, “À medida que as igrejas crescem em riquezas e sucesso, evitam cantar: ‘Aqui não é meu lar, um viajante sou’ e tornam-se mais aptos a entoar ‘Este é o mundo do meu Pai’”.

Que não nos atrevamos a descontar o valor da esperança, em recompensas futuras. Precisamos apenas ouvir a música composta por escravos americanos para reconhecer o consolo que dela advém. “Vem lentamente, vem, querida carruagem. Vem me buscar para me levar ao lar. Ninguém conhece os problemas que já enfrentei, ninguém os conhece, somente Jesus”.

Com o passar do tempo aprendi a respeitar e a desejar as recompensas futuras prometidas por Jesus.

Sombrias tentações serão recompensadas com brilhantes coroas.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Eu Sei Que Consigo!


Ora, àquele que é infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós […]. (Efésios 3:20)

Efésios 3:14-21.

Eu Sei Que Consigo!

Lembra-se da história do livro The Litlle Engine That Could? (O Pequeno Motor que Conseguia?) Aquele pequeno e decidido ser, escalou a íngreme colina fazendo soar a rima: “eu acho que consigo, eu acho que consigo” e assim, quanto mais confiança alcançava, ele começou a declarar: “Eu sei que consigo, eu sei que consigo”.

Ninguém discordaria que os seguidores de Cristo deveriam pensar e viver de maneira positiva. Mas você já se encontrou dependendo muito mais de suas próprias habilidades do que do poder do Espírito Santo que habita em ti?

Em João 15, Jesus explicou nossa necessidade por completa dependência nele quando disse: “Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). Paulo nos lembrou que; “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13); “que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (2 Coríntios 4:7), e que nós somos “fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior” (Efésios 3:16).

Pelo poder de Deus, podemos fazer tudo o que Ele nos pedir – através dele. Podemos alicerçar nossa confiança, não em nossas habilidades, mas sim nas absolutas promessas de Deus.

Então, hoje, com muito mais poder do que aquele pequeno motor do trem poderia ter, podemos dizer: “Eu sei que consigo – Eu sei que consigo – por causa de Jesus”.


Deus capacita, aqueles a quem chama.

domingo, 16 de agosto de 2009

Reconheça o Rei

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho […] [e] toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor. (Filipenses 2:10-11)


Filipenses 2:5-11.

Mensagem:

Reconheça o Rei

Quando eu era criança amava assistir o filme O Pequeno Lorde, a história era sobre um garoto, Cedric, que cresceu em uma casa pobre com sua mãe no Brooklyn, em Nova Iorque. Ele descobre que era descendente direto de Earl de Dorincourt e herdeiro de grande fortuna. Num dia, ele brincava de “chutar latinhas” nas ruas de Nova Iorque, e noutro, ele viajava para uma cidade da Inglaterra e é recebido aos gritos de “Vossa Excelência” pelos habitantes do vilarejo.

Se você tivesse visto Jesus brincando nas ruas de Nazaré quando menino, não teria visto nada especial nele (exceto que Ele não estaria brincando de “chutar latinhas” naquela época). Se você o tivesse visto na carpintaria, não perceberia Sua divindade. E se você o tivesse visto pendurado na cruz, não se sentiria atraído a adorá-lo, se não soubesse o que estava por trás desse episódio.

Mas em sua ressurreição, Jesus mostrou Sua verdadeira identidade. Ele é o Rei conquistador – absoluta realeza! Desde que “Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome” (Filipenses 2:9), quanto mais nós deveríamos adorar aquele, que em humilde entrega, morreu para tornar-se o nosso vitorioso Rei!


Reconheça e corresponda à realeza de Deus – adore-o!.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

As Doenças Fatais


Mas Ele foi transpassado pelas nossas transgressões […] e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:5)

Josué 7:1,19-26.

As Doenças Fatais

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) foi identificada em 2003, no Vietnã. Antes de ser controlada, a SARS se espalha pelo mundo matando cerca de 800 pessoas. Houve alto índice de mortalidade porque o vírus não era reconhecido inicialmente. Mas uma vez reconhecido, o vírus da SARS foi contido.

Há uma doença mais perigosa que toma conta do mundo – o pecado. É muito difícil controlá-lo, pois muitas pessoas não o reconhecem como mortal. E muitos disputam o que a Bíblia reconhece como pecado.

Em Josué 7, lemos a trágica história de Acã. Podemos horrorizar-nos com o tratamento que Deus lhe deu. Contra a ordem de Deus, ele escondeu alguns despojos de Jericó em sua tenda (Josué 7:21). Ele e toda sua família pagaram o erro com suas vidas (Josué 7:25).

Felizmente, Deus não nos trata da mesma maneira. Se Ele o fizesse, ninguém sobreviveria. No entanto, não podemos subestimar o perigo mortal do pecado. Foi o que levou Jesus até a cruz por nós.

Assim como a SARS, o primeiro passo para lidar com o pecado é reconhecê-lo pelo que ele é. Receba com gratidão o dom da vida eterna. Então “fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena” – as coisas egoístas que desagradam a Deus (Colossenses 3:5). Esse é o caminho para lidar com a nossa doença, a mais mortal.

Pecado é uma doença do coração que só pode ser curada pelo Médico dos médicos.


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A preocupação é um fardo que Deus jamais desejou que carregássemos.


Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. (1 Pedro 5:7)

1 Pedro 5:6-11.


Transtornos



Você é alguém que se preocupa com tudo? Contas, futuro, questões do casamento, dívidas, saúde? A preocupação o envolveu a ponto de torná-lo uma “máquina de aflição”? Se isso descreve sua vida, talvez você tenha Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG ou, Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC, uma condição marcada pelo constante estado de preocupação com a maioria dos aspectos da vida. De acordo com David Barlow, professor de psicologia da universidade de Boston, “a principal característica psicológica do TAG é um estado de preocupação crônica e incontrolável”. Um pouco de ansiedade é normal, mas a preocupação constante não é.

Saturados pelo sofrimento e perseguição, os cristãos do primeiro século tiveram que sair de Jerusalém e se dispersaram pela Ásia (1 Pedro 1:1-7). Muitos destes seguidores de Jesus experimentaram sentimentos de aflição por possíveis perigos ou adversidades. Pedro encorajou-os a não se encher de ansiedade, mas que entregassem todas as suas preocupações a Deus (1 Pedro 5:7). Ele queria que percebessem que não precisavam carregar suas preocupações quando podiam entregá-las a Deus, que de maneira íntima e profunda, estava atento ao que acontecia com cada um.

Você preocupa-se com muita frequência? Deixe Deus ser responsável por suas ansiedades. Pare de se preocupar e comece a confiar completamente nele.

A preocupação é um fardo que Deus jamais desejou que carregássemos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais. (Mateus 14:27)

Mateus 14:22-33.

Ele é Suficiente

Algumas vezes somos afligidos pela vida. As esmagadoras ondas de desapontamento; dívidas sem fim, doenças ou problemas com pessoas, podem nos trazer desesperança, depressão ou desespero. Isso aconteceu com os discípulos de Jesus, e comigo também.

Três declarações do Senhor que começam com o verbo “Ser ou Estar” oferecem-nos conforto, tranquilidade, e a esperança de que Jesus é suficiente. O primeiro está em Mateus 4, e é repetido três vezes: “Está escrito” (Mateus 4:4,7,10). Em resposta às três tentações de Satanás, Jesus nos deu provas de que a Palavra de Deus é verdadeira e vence as mais poderosas formas de tentação e pressão.

A segunda declaração, “Sou eu” (Mateus 14:27), foi dita quando Jesus disse aos Seus discípulos assustados que a Sua presença era suficiente para findar a tempestade e acalmar o mar.

Jesus falou o terceiro “Está” ao enfrentar a cruz: “Está consumado!” (João 19:30). Ele nos assegurou que Sua morte foi provisão suficiente para pagar a dívida pelos nossos pecados e nos libertar.

Quaisquer que sejam as circunstâncias, Jesus está presente com Seu amor, compaixão e graça. Ele é prova, presença e provisão suficiente para nos sustentar durante nossa travessia.


O amor de Deus não evita que sejamos julgados, mas nos ajuda a enfrentar os julgamentos.


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Hálito de Menta, Você Quer?

Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. (Gálatas 6:2)

Pensamento: Para ajudar outros em seu retorno a Cristo, ande com eles, mostrando-lhes ao caminho.

Leitura: Gálatas 6:1-5.

Hálito de Menta, Você Quer?

Há um novo site na internet para ajudá-lo a dizer a seu colega de trabalho aquilo que você receia dizer pessoalmente. Comentários como: “Hálito de menta seria uma boa idéia hoje”; “o toque do seu celular está muito alto” ou “seu perfume/colônia é sempre muito forte”. Você enfrenta problemas como esses de forma anônima, através de um correio eletrônico enviado pelo site.

É compreensível que sejamos cuidadosos ao falarmos com outras pessoas sobre algo que nos incomoda. Mas quando se trata de confrontar o pecado de outros crentes, o assunto torna-se sério. Gostaríamos de fazer isso anonimamente, mas devemos fazê-lo face a face.

Encontramos alguma direção para confrontar o cristão que está vivendo em pecado em Gálatas 6:1-5. O primeiro requisito é que devemos estar próximos do Senhor e que não nos consideremos superiores àquele que está em pecado. Depois, temos que olhar para a situação visando a restauração da pessoa, não trazendo condenação. Precisamos ter um “espírito gentil”, o tempo todo, cientes de que também podemos ser tentados. Jesus deu instruções que podem nos ajudar com as questões de pecados que praticamos contra nós mesmos (Mateus 7:1-5; 18:15-20).

Com a capacitação de Deus, podemos corajosa e sensivelmente confrontar e restaurar outras pessoas.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Nossa Bússola Moral


Se o meu povo […] se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14)


Nada é politicamente correto se for moralmente incorreto.


Leitura: 2 Crônicas 7:1-14.


Nossa Bússola Moral



Quando Abraão Lincoln foi apresentado à escritora Harriet Beecher Stowe, dizem que afirmou que, ela foi a “pequena mulher que escreveu o livro que iniciou esta grande guerra”.

Apesar do comentário do presidente Lincoln não ser inteiramente sério, o romance de Stowe A Cabana do Pai Tomás foi um instrumento para a abolição dos escravos nos Estados Unidos. A representação gráfica do racismo e a injustiça da escravidão ajudou a liderar o início da Guerra Civil. Finalmente, a Proclamação de Emancipação de Lincoln declarou que todos os escravos “devem ser livres”. Deste modo, o romance de Stowe ajudou a transformar a bússola moral da nação.

Séculos antes, o rei Salomão foi avisado sobre algo que poderia mudar a bússola moral do povo de Deus – Israel. Era para começar com humildade e confissão. O Senhor falou a Salomão: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (2 Crônicas 7:14).

Como uma comunidade cristã, devemos em primeiro lugar fazer um inventário de nossas vidas. À medida que buscamos humildemente a Deus em oração e arrependimento dos pecados, as mudanças começam a acontecer em nossas vidas. Deus então pode nos usar para transformar a bússola moral de uma nação.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Alegrar-se


Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nEle. (Salmo 118:24)


Leitura: Salmo 30.



Alegrar-se



Um dos meus livros infantis favoritos foi Pollyanna, a história de uma garotinha otimista que sempre encontrava algo para se alegrar – mesmo quando coisas ruins aconteciam.

Lembrei-me recentemente daquela menina do livro, quando minha verdadeira amiga quebrou seu braço enquanto andava de bicicleta. Mariane me contou que estava agradecida por conseguir voltar com a bicicleta até em casa e por não precisar passar por uma cirurgia. Foi em seu braço esquerdo (ela é destra), então ela poderia trabalhar sem problemas. Não é maravilhoso, disse ela, que eu tenha ossos fortes, assim minha recuperação será ótima. E não é melhor ainda saber que nada de pior aconteceu!

Uau! Mariane é um exemplo de alguém que a aprendeu a se alegrar apesar dos problemas. Ela crê que Deus irá cuidar de sua vida – não importa o que vier a acontecer.

O sofrimento, eventualmente, alcança a todos. E em tempos de dificuldades, a gratidão não é nossa primeira resposta. Mas acredito que Deus nos olha com prazer quando descobrimos razões para sermos agradecidos (1 Tessalonicenses 5:16-18). Ao sermos realistas enxergando o bem, apesar das circunstâncias ruins, podemos ser gratos a Deus por nos manter próximos, em Sua presença. Ao confiarmos em Sua bondade, encontramos a alegria.

sábado, 1 de agosto de 2009

Biografia de Deus


Porque os atributos invisíveis de Deus […] percebidos por meio das coisas que foram criadas. (Romanos 1:20)

Pensamento: O Deus que criou o universo é o mesmo que você pode conhecer.

Romanos 1:16-20.

Biografia de Deus

Digamos que você seja muito famoso e que as pessoas querem conhecer tudo a seu respeito. Suponha que você me telefonou e perguntou: “Você escreveria minha biografia?” Digamos que aceitei e fiquei ao seu redor como uma mariposa em uma lâmpada de rua, zumbindo à sua volta em busca de informações relevantes a seu respeito. Eu lhe faria mil perguntas, pediria sua agenda de contatos para descobrir mais a seu respeito. Então, lhe pediria para me entregar quaisquer papéis, fotos e trabalhos relacionados à sua vida.

Eu procuraria por três componentes; o segredo para se conhecer alguém: o que você diz sobre si mesmo, o que os outros dizem a seu respeito e o que você tem feito. O que isso significa em sua busca para conhecer melhor a Deus? O que Ele diz sobre si mesmo, o que os outros dizem sobre Ele, e o que Ele tem feito?

Para conhecer a Deus de maneira nova e intensa, faça as três perguntas. Leia a Bíblia para descobrir o que Deus diz a respeito de si mesmo (Êxodo 34:6-7; Levítico 19:2; Jeremias 32:27). Descubra ao que os escritores dizem sobre Ele e Seus notáveis atributos (Salmo 19:1-4; Romanos 1:16-20; 1 João 4:8-10). E observe as maravilhas realizações de Deus (Gênesis 1:1; Êxodo 14:10-31; João 3:16).

Aprenda a conhecer Deus. Seja o escritor da biografia divina. Você aprenderá muito mais do que você possa imaginar.